top of page

Breve Histórico

O início das ações do CNDA foi marcado pelo recebimento de uma doação norte-americana de 24 milhões de peças de roupas em 1991. Nessa época foi realizado pelo CNDA um levantamento da real capacitação e formas de atuação das ONGs brasileiras considerando a possibilidade de usá-las como canal de distribuição da doação.

Na mesma época foi dado início a uma operação, em parceria com entidades ligadas diretamente aos centros de pesquisa do IBAMA, o que proporcionou ao CNDA conhecimento e relacionamento com a estrutura governamental.

 

Em 1997, técnicos e demais colaboradores que já atuavam no mercado providenciaram a fundação de fato e registro oficial do CNDA. No mesmo ano foram desenvolvidas parcerias com a iniciativa privada, criando, produzindo e testando ferramentas de marketing para captação de recursos e, mais tarde, credenciando projetos junto a entidades públicas e privadas.

 

Em 1998 a entidade foi convidada e enviou as expensas do governo japonês um representante para congresso em Tókio, no Japão, que buscava soluções para melhorar a qualidade de vida no século XXI, com foco no controle da poluição climática, promovido pela Soka Gakkai International.

 

A estrutura do CNDA, na época, era composta por Centros de Apoio Socioambiental – CASA, atuantes em diversas microrregiões do país. O CNDA passou a atuar com equipes multidisciplinares para solução de problemas locais.

Envolveu-se com estudos, em diversas regiões, sobre mudanças climáticas, participou de estudos e discussões acerca de temas como o "Pró-álcool", poluentes, a participação escolar no processo ambiental, outras ferramentas de marketing para captação de recursos, auxiliou na fundação do IBDP - Instituto Brasileiro de Defesa do Pantanal e nos estudos para implantação do projeto Ecopark na Bahia e em São Bernardo do Campo. Participou de diversos estudos sobre o meio ambiente urbano, onde hoje residem 84% da nossa população.

Em 1999 foi implantada a estrutura organizacional que o CNDA segue atualmente, por meio de planos e normatizações. A estrutura passou a contar com participação de representantes de diversas camadas da sociedade.

Esta estrutura permanece até hoje, porém, utilizando, cada vez mais as infovias, redes digitais, transmissão de dados e a tecnologia da informação como elementos de contato e controle das ações.

Veja exemplos de atuação e linha do tempo, clicando nos documentos abaixo:

Capa institucional.jpg
bottom of page